- 24 de março de 2023
- Publicado por: admin
- Categoria: Blog

O contrato de um aluguel é cheio de detalhes, acordos e acertos super necessários para garantir a segurança do locatário e do proprietário do imóvel.
Comprovar renda e pagar taxa estão entre estes compromissos, porém as responsabilidades do inquilino vão um pouco além. Apresentar uma garantia para proteger o locatário em caso de inadimplência faz parte deste processo, afinal apenas a palavra não é suficiente para sustentar esse compromisso.
Essa garantia é comumente apresentada como um valor de caução ou através da indicação de um fiador – alguém que se responsabilize a pagar qualquer dívida deixada pelo locador.
Além dessas, há uma terceira opção: o seguro fiança.
No correr deste artigo, falaremos sobre este serviço e os seus benefícios para o locatário e o inquilino, bem como a sua funcionalidade e como realizar um contrato utilizando esta garantia.
O quê é?
O seguro fiança é uma garantia contratada pelo locatário, proporcionando mais segurança ao proprietário do imóvel.
Cada contrato tem uma vigência individual, seguindo a necessidade e a disponibilidade do seguro e do locatário, podendo valer até o fim da locação. Porém, passado esse período, é necessário renová-lo para manter a sua atividade.
O que diferencia este seguro dos demais é o fato de que, apesar do locador ser o contratante, o segurado é o proprietário do imóvel. Ou seja, quem recebe as indenizações referentes à apólice é o locatário.
A cobertura mais tradicional para esta categoria de seguro, está relacionada ao valor do aluguel e suas taxas. Além disso, é possível inserir outras coberturas neste contrato, como impostos, contas de água ou energia elétrica, taxas jurídicas em ações de despejo e outros.
Como Funciona
O montante a ser pago pelo seguro fiança está diretamente ligado às taxas oferecidas por cada seguradora, dependendo também da cobertura escolhida.
Esta, geralmente, é selecionada pelo proprietário, o qual apresenta a sua proposta para a imobiliária e os possíveis inquilinos.
Sendo assim, a atualização do contrato também fica por responsabilidade do senhorio.
Como e Quando Acionar
O proprietário pode acionar o seguro quando houver atraso no pagamento do aluguel, em caso de acidentes, depredações na propriedade ou atrasos em outros pagamentos e taxas.
Sendo assim, o valor será entregue integralmente ao proprietário, evitando prejuízos. Em casos extremos, uma ação de despejo é recomendada.
Quem pode Utilizar este Serviço?
O seguro fiança pode ser utilizado para cobrir a locação de diversos imóveis simultaneamente, sejam eles residenciais ou comerciais. As exceções para este trabalho são: espaços alugados para estacionamento, hotéis e semelhantes.
Este serviço é indicado para locadores que buscam tranquilidade e diminuir o risco de prejuízo devido ao não cumprimento de pagamentos por parte do locador.
A Grazionale conta com uma equipe de profissionais qualificados, prontos para sanar as suas dúvidas sobre o tema!
Fale com os nossos especialistas através do WhatsApp (41) 99569-5588.
Atendemos todo o território nacional.